Acervo do Diario pode ter reconhecimento

Exposição de jornais centenários do Brasil e de Portugal é aberta em Alcáçovas
11 de setembro de 2022
Folha de Pernambuco comemora 25 anos
3 de abril de 2023

Foto: Diario de Pernambuco

Fundado em 7 de novembro de 1825, o Diario de Pernambuco é o jornal mais antigo em circulação na América Latina e nos países de língua portuguesa. Os quase dois séculos de história chamaram a atenção do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que na última sexta-feira (17), protocolou Projeto de Lei n. 1205/2023 que visa reconhecer o acervo do jornal como patrimônio cultural material do Brasil. Para Da Fonte, “o Diario é sinônimo de orgulho para o povo pernambucano, um reconhecimento fruto da sua história como um dos jornais mais antigos em circulação do mundo”, concluiu o parlamentar.

Aos 197 anos, o Diario vem escrevendo a história, sendo uma memória viva de tudo que aconteceu e acontece na sociedade. Em tempos que não se tinha internet, televisão e rádio, a população tomava conhecimento do que acontecia no mundo através das páginas do jornal.  A Lei Áurea, em 1888, e a Primeira Guerra Mundial, em 1914, foram alguns dos eventos que se tornaram públicos em razão de ser notícia nas páginas do periódico.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, o reconhecimento “ultrapassa as fronteiras físicas da Confederação. Na verdade sendo o mais antigo jornal em língua portuguesa em publicação continuada esse reconhecimento diz respeito a todos os que publicam jornais na língua de Saramago e de Gilberto Freyre”.

O acervo é uma fonte inesgotável de pesquisa, a partir dele é possível estudar da monarquia ao presidencialismo. Ditames de moda, música, eventos culturais, esportivos, sociais, econômicos, além da evolução urbana do Grande Recife. Em 1843, o jornal publicou um ataque de tubarão no mar recifense.

Octavio Costa, que preside a centenária Associação Brasileira de Imprensa afirma que o jornal “é patrimônio cultural material de nosso país há muitos anos. Mas agora tem seu valor histórico reconhecido por lei federal, em iniciativa da Câmara dos Deputados. A ABI parabeniza o autor do projeto, e se une às comemorações dos leitores que, através de décadas, formaram o hábito de recorrer às informações e ao acervo histórico”.

Em 2025 o Diario de Pernambuco festejará seus 200 anos de existência. Para Carlos Vital, que preside a empresa, “a chancela de Patrimônio Cultural Material do Brasil será uma grande honraria para um jornal que é líder no estado. A iniciativa do deputado Eduardo da Fonte é um justo reconhecimento que já vive nos corações dos pernambucanos”.  No Paço das Alcáçovas, Portugal, atualmente está em cartaz a exposição Jornais centenários do Brasil e Portugal: um legado cultural. Tendo o Diario espaço de destaque. A mostra, aberta ao público, vai até 28 de abril.

Texto: Diario de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *