Acervo do Diario de Pernambuco é reconhecido como Patrimônio Cultural Material do Brasil

Cracóvia sediará o 76º Congresso Mundial de News Media da WAN-IFRA em 2025
5 de dezembro de 2024
Mulheres representam apenas 24% dos principais editores de notícias, segundo Instituto Reuters
5 de dezembro de 2024

O Diario de Pernambuco, fundado em 1825, foi reconhecido como patrimônio cultural material do Brasil, destacando-se como o jornal mais antigo em língua portuguesa.

O Diario de Pernambuco, fundado em 1825 por Antonino José de Miranda Falcão, recebeu um importante reconhecimento, tendo seu acervo jornalístico declarado patrimônio cultural material do Brasil pela Lei 15.027, sancionada em 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 19 de novembro de 2024, a norma reforça a relevância do jornal na preservação da memória histórica, social e política do estado de Pernambuco e do país.

Com quase 200 anos de história, o Diario de Pernambuco é o jornal mais antigo em circulação no Hemisfério Sul e o mais antigo do mundo em língua portuguesa. Ao longo de sua trajetória, o periódico registrou marcos importantes da história brasileira, especialmente no que diz respeito aos aspectos políticos, sociais e culturais de Pernambuco. O reconhecimento vem como um esforço para garantir a preservação de um acervo que, além de importante para a história do estado, é também um elo entre o passado e o presente do Brasil.

A Lei 15.027, que promoveu o reconhecimento do Diario de Pernambuco, foi resultado do Projeto de Lei 1.205/2023, que tramitou na Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado. A senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do projeto, justificou o parecer favorável ao texto afirmando que a preservação desse acervo jornalístico é essencial para assegurar a preservação da história do Brasil. Em seu parecer, Leitão ressaltou que o conhecimento do passado é fundamental para a construção do futuro.

O projeto, que teve origem na Câmara dos Deputados, foi aprovado em decisão final na Comissão de Educação e Cultura no dia 15 de outubro. Com o reconhecimento, o Diario de Pernambuco não apenas reforça seu papel como veículo de comunicação, mas também como um patrimônio cultural que contribui para o entendimento e a memória coletiva da sociedade brasileira.

Com informações da Agência Senado.

Fonte: Jornal Grande Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *