Por: Gabriel Silveira
Nos dias de hoje, é muito comum que, ao pensar em jornalismo esportivo, rapidamente se pense em futebol. Não é um erro, pois a imprensa esportiva cresceu junto com o futebol e vem cobrindo o esporte bretão desde o seu surgimento no estado. Apesar da forte ligação, a crônica esportiva pernambucana tem uma origem anterior ao esporte. Ela remete a um esporte á cavalo.
Turfe é o nome dado ao esporte que promove diferentes modalidades de corridas á cavalo. Apesar de sua pouca popularidade atualmente, o esporte já foi, no final do século XIX, a principal atividade da elite pernambucana. Registros da época mostram que muitas pessoas se reuniam aos domingos para acompanhar “Páreos” – nome dado às corridas a cavalo.
Com a crescente popularidade do Turfe no Recife, surgiu em 1985 ‘O Sport’. Jornal de publicação semanal, foi o primeiro impresso dedicado 100% ao esporte no estado. Surgiu incentivado pela elite, que se sentia insatisfeita com a pouca atenção dada ao turfe pelos principais jornais da época, como o Diário de Pernambuco, que se limitava a publicar os resultados das corridas. ‘O Sport’ tinha o foco total no turfe, visto que o futebol só chegaria ao estado 10 anos mais tarde e o remo ainda não tinha tanta popularidade como viria a ter nas décadas seguintes.
Capa da primeira edição do jornal ‘O Sport’. Reprodução: Arquivo Biblioteca Nacional.
O Turfe seguiu como esporte mais popular e atividade de lazer até a década de 1910, e passou a perder força quando se viu outras duas modalidades crescerem rapidamente no Recife.
O Remo foi o principal esporte das manhãs de domingo durante décadas. As famílias nobres da cidade se reuniam nas garagens de remo de Náutico e Sport, a beira do rio Capibaribe, para assistir aos jovens representantes de suas equipes.
Anuncio de regata na edição de 8 de janeiro de 1910 do Diario de Pernambuco. Reprodução: Diario de Pernambuco.
A tradição do Remo em Pernambuco, hoje, respira por aparelhos. Tanto no Náutico, que surgiu como um clube de regatas, como o Sport, que adotou a modalidade pouco após sua fundação, o esporte está praticamente abandonado e conta com pouquíssimos recursos, as competições que, no começo do século, levaram milhares de pessoas a beira dos rios, hoje tem pouca relevância se comparado ao que já foi.
O Futebol surgiu no Recife em 1905, quando Guilherme de Aquino fundou o Sport Club do Recife, após tentar, sem sucesso, implementar o futebol no Clube Náutico Capibaribe, que na época tinha o foco apenas para o remo e modalidades aquáticas. O Sport enfrentou, apenas um mês após sua fundação, o English Eleven, time formado por funcionários de companhias inglesas que operavam no Recife. A partida foi noticiada no Diario de Pernambuco, e, desde então, o futebol nunca mais ficou longe dos jornais Pernambucanos.
Escalação das equipes para a primeira partida de futebol do estado. Reprodução: Diario de Pernambuco
Leia também: A importância do jornalismo para a promoção do futebol em Pernambuco