Por: Gabriel Silveira
No futebol, as noticias podem ser quase tão importantes para o torcedor quanto o seu time do coração, e em Pernambuco não é diferente. É por elas que a torcida fica sabendo quais serão as próximas partidas, qual é a nova contratação do clube e o que deve esperar para o próximo jogo.
O jornalismo está presente desde a primeira partida oficial de futebol em Pernambuco. Foi no jogo de estreia do Sport Club do Recife, na época recém fundado, contra o English Eleven, time formado por funcionários de companhias inglesas. A primeira partida do rubro negro ocorreu no antigo campo da campina do derby, área que hoje pertence a Policia Militar.
Naquela ocasião, o Sport surpreendeu os ingleses, tidos como favoritos, e conseguiu empatar a partida por 2×2, o duelo foi noticiado no Diario de Pernambuco. O que faz com que se possa dizer que o Jornalismo está ligado ao futebol desde o seu primeiro jogo oficial no Estado.
Desde então, o futebol em Pernambuco andou de mãos dadas com o jornalismo. Foram noticiadas todas as edições do Campeonato Pernambucano. A primeira edição do campeonato ganhou destaque na edição do dia 13 de dezembro do Diario de Pernambuco, em 1915.
“Conforme estava annunciado, realizou-se, hontem, no “field” do “British Club”, o encontro de desempate entre os clubs “Torre” e “Flamengo”, filiados á Liga Sportiva Pernambucana.O jogo correu a princípio, um tanto frio, tendo por fim de animado bastante, apezar da pequena assistencia. Coube a victoria ao “Flamengo”. Ficando assim encerrada a presente estação sportiva, conseguindo este club o titulo de campeão.”
Assim foi noticiado, na época, o primeiro titulo do Campeonato Pernambucano, conquistado pelo extinto Flamengo (time do Recife, que não possui nenhuma ligação com a equipe carioca).
Não é só o futebol masculino que ganha destaque, atualmente o time de futebol feminino do Sport joga, pela primeira vez desde 2019, a primeira divisão do campeonato brasileiro, e dessa vez contando com a maior cobertura da história do futebol feminino no estado. Apesar das leoas amargarem atualmente a lanterna da competição, a visibilidade conquistada segue sendo importantíssima para o crescimento do futebol feminino no estado.
Jogadoras do Sport na partida contra o América/MG. Reprodução: Sport Recife/Sandy James.
Atualmente o jornalismo permanece com fortes laços com o esporte. Os quatro principais clubes de Pernambuco (Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport) tem o seu dia-a-dia acompanhado de perto pela imprensa esportiva, que retrata diariamente ao torcedor as principais novidades dos times. Além de equipes do interior do estado, como o Central de Caruaru, um dos representantes pernambucanos na Série D, que também recebe destaque na imprensa esportiva.