A Fundação Altino Ventura (FAV) celebrou a posse dos novos presidentes dos Conselhos Curador e Diretor para o triênio 2025–2028 em cerimônia realizada nesta terça-feira, 29. O evento reuniu autoridades, representantes do setor público, corpo clínico, colaboradores, voluntários e familiares.
O conselheiro Alexandre Sá representou a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) em nome do presidente Múcio Aguiar, sendo recepcionado por Phelipe Cavalcante Belo (jornalista, radialista e Gerente de Comunicação e Marketing da FAV), também associado da AIP, que conduziu a cerimônia.
A mesa de honra foi composta pelo Prof. Dr. Marcelo Ventura, então presidente do Conselho Diretor; Dr. Marcelo Ventura Filho, vice-presidente; Profª Dra. Liana Ventura, presidente do Conselho Curador; Mariana Lima, gerente de Regulação Ambulatorial da SES-PE; e Dr. José Ubiracy, membro do Conselho Curador da FAV. Após a execução do Hino Nacional e a exibição de um vídeo institucional, foram registradas as presenças de diversas autoridades e convidados.
Na sequência, ocorreu a formalização da nova composição dos Conselhos da FAV. O Prof. Dr. Marcelo Ventura assumiu a presidência do Conselho Curador, enquanto a presidência do Conselho Diretor passou oficialmente à Profª Dra. Liana Ventura, que assume o novo ciclo de liderança com o compromisso de dar continuidade ao legado deixado por seu antecessor. Como reconhecimento pelos anos dedicados à Instituição, Dr. Marcelo Ventura foi homenageado com uma placa comemorativa.
Durante seu pronunciamento, Dr. Marcelo Ventura destacou a força do trabalho coletivo na trajetória da FAV e a dedicação de todos que constroem diariamente a missão da instituição. “Muitas mãos contribuíram para o que somos hoje”, afirmou, destacando a importância dos colaboradores, conselhos, diretores e quase 600 colaboradores da FAV. “Além disso, contamos com 210 voluntários que, com dedicação, ajudam a manter a Fundação em funcionamento e a torná-la única”, disse.
Ele também ressaltou que a Fundação é um patrimônio do povo pernambucano, sustentado por valores como solidariedade, dedicação e fé; um exemplo de excelência no atendimento. “Estamos avançando, servindo cada vez melhor, e, com fé, em breve expandiremos nossa atuação, alcançando novas regiões, como o São Francisco”, concluiu, agradecendo a Deus pela honra de fazer parte dessa trajetória. Ao encerrar sua gestão, expressou plena confiança na nova presidente, destacando sua sensibilidade, competência e visão estratégica.
Em seu discurso de posse, a Profª Dra. Liana Ventura falou com emoção e profundo senso de responsabilidade. “O maior desafio é continuar inspirando vidas e motivando pessoas, como Dr. Altino sempre fez”, afirmou. Ela destacou a importância do trabalho em equipe, da humanização no atendimento e da missão social da Fundação, reforçando o compromisso de servir aos mais necessitados.
Dra. Liana reforçou a importância da equipe no sucesso da instituição, afirmando que o que torna a FAV grandiosa não são apenas seus recursos, mas as pessoas que ali cooperam, oferecendo acolhimento e humanização a cada paciente. “Aqui, cada gesto é um ‘tapete vermelho’”, expressou, destacando como cada pessoa é tratada. Ela também agradeceu a todos os colaboradores, voluntários e parceiros e reforçou que o compromisso da FAV é continuar sendo um farol para a sociedade, ampliando o impacto social, com competência, mas também com paixão”, afirmou, encerrando.