Mídia digital: significado e relevância para o mercado atual

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Fonte: Google Imagens.

Por: Renato Almeida.

O termo mídia digital refere-se as possibilidades de comunicação presentes nos meios digitais, incluindo a internet. Tendo em mente a sociedade atual na qual vivemos, cada vez mais conectada, as empresas veem no universo digital uma forma de implementação de técnicas de divulgação. Entre essas estratégias, estão: banners em sites (Google Ads), anúncios pagos feitos no Facebook (Facebook Ads), comerciais e demais publicidades que antecedem os vídeos no Youtube ou que compõem determinados espaços da plataforma, além de links patrocinados e publicidade feitas no Instagram.

Dados divulgados, nesse ano, pela pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, apontam que 94% das empresas brasileiras enxergam nas ferramentas digitais uma estratégia de crescimento. Porém, informações presentes na mesma pesquisa, mostram que 6% das companhias brasileiras divulgam suas marcas apenas em ações de publicidade tradicional e eventos. Além disso, entre a maioria das empresas que adotam o marketing digital, só 5% consideram suas estratégias eficientes.

Para a jornalista Helen Martins, de 26 anos, as mídias sociais, atualmente, servem como uma das maiores plataformas de divulgação, seja de serviços ou produtos. “Uma empresa que não possui uma conta em alguma das principais rede sociais (Linkedin, instagram, Facebook, Youtube, Twitter, entre outras) não é vista, muito menos tem seus produtos/serviços divulgados e até vendidos. Uma companhia que tem suas redes sociais e as utilizam de má forma chega até ser pior do que uma que não possui nenhum tipo de conta, explica a também especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais”.

As plataformas midiáticas se tornaram ferramentas indispensáveis para as empresas, marcas, pessoas públicas etc. Por meio delas, se tem um maior controle em relação ao seu público alvo, isto é, existe a possibilidade de segmentação por público, seja por idade, sexo, interesses, entre outras características.  “É nesse momento que ferramentas de controles e divulgações se provam essenciais, principalmente na hora de identificar, conquistar e trabalhar com seu público-alvo, além de saber com precisão como está o andamento nas mídias”, esclarece Helen Martins.  

Através deste conjunto de estratégias, usados no contexto virtual, é possível que as empresas não só divulguem suas marcas ou aumentem suas vendas, mas sim, que elas fidelizem e colham determinadas informações de seus consumidores, como por exemplo, o que os  agrada ou não na marca ou empresa. Mas para que isso aconteça, eficazmente, é importante colocar algumas ações em práticas, entre elas, fazer monitorações frequentes dos dados referentes a quantidade de usuários alcançados, através dos números de curtidas, cliques ou visualizações nas postagens de divulgação, pois só assim será possível saber, de fato, o que está agradando o público desejado.

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